Help Desk e Service Desk, qual a diferença?

Help Desk e Service Desk, qual a diferença?

Você acha que HELP DESK e SERVICE DESK são a mesma coisa? Já te adianto que a resposta é não! Mas não se preocupe, vamos tirar essa dúvida nesse texto aqui embaixo para você.

O Help Desk é um serviço fornecido pela área de TI internamente da própria empresa ou por empresas terceirizadas prestadoras de serviços. Empresas que fornecem serviços de Help Desk possuem a estrutura parecida com a de um Call Center. Esses serviços fornecidos costumam ser realizados via e-mail, telefone ou acesso remoto.

Está com um problema simples e pouco complexo? Então você tem um problema de ''suporte nível 1'', sendo solucionado pelo Help Desk. Abra um chamado, enviando um e-mail ou entrando em contato via telefone, que você será atendido por um analista de Help Desk, para que ele possa solucionar o problema.

Está com algum problema mais complexo e difícil? Esses são conhecidos como “suporte de nível 2” e é ai que o Service Desk entra em ação, aonde empresas especializadas fornecem para seus clientes uma equipe pronta para atender os chamados. Por sua vez a assistência do Service Desk é realizado presencialmente.
O Service Desk é ideal para empresas que necessitam de um serviço preventiva e corretiva.

Mas afinal. o que é considerado um serviço de nível 1 ou nível 2?

Suporte de nível 1:

Instalação e remoção de aplicativos
Auxilio para manuseio de software
Instalação e configuração de impressoras
Problemas em sistemas operacionais
Configuração de e-mail
Entre outros


Suporte de nível 2:

Paralisação de servidores
Falhas de segurança
Gerenciamento de permissões
Manutenção em Hardware
Manutenção na rede
Entre outros

Não importa o serviço, ambos necessitam de um Gerenciamento eficaz para que o resultado seja cada vez melhor.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato, será um prazer te atender!

 

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